sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vereador Quinquinha diz que irá a Brasília defender emancipação de Iguatemi




A comunidade de Iguatemi, distante a mais de 40 km da sede de Livramento, está atenta a tramitação do Projeto de Lei Complementar do Senado (PLC) 416/2008 que na prática facilita a criação de novos municípios.

O vereador Joaquim Bittencourt (PT) , o Quinquinha de Amoreira, está acompanhando de perto o andamento do projeto no Congresso Nacional e irá na próxima semana (terça-feira 21) a Brasília conversar com parlamentares a respeito da proposta.

Quinquinha de Amoreira, Zé Ribeiro, Marcos Pessoa, Caxião e Paulo Teodoro já esteve em diversas reuniões em Vitória da Conquista e Brasília lutando pela emancipação de Iguatemi, confira postagens antigas no Blog Emancipação de Iguatemi.

Pelo texto do projeto, as novas cidades devem ser criadas por meio de plebiscito popular. A formação do novo município terá que ser proposta mediante requerimento assinado por pelo menos 10% eleitores residentes nas áreas envolvidas e no caso da Região Nordeste, devem contar com pelo menos 7 mil habitantes no território.

Segundo o vereador Quinquinha a comunidade de Iguatemi se enquadra dentro dos aspectos de emancipação propostos pelo projeto, por se tratar de uma comunidade menor que a sede e que tem aproximadamente 12 mil habitantes. "Tenho participado de varias reuniões sobre o assunto e logo após essa aprovação do projeto nós vamos contar com a população de Livramento porque Iguatemi tem o seu sonho de andar com suas próprias pernas. Iguatemi é um distrito distante da cidade, com um povo que sofre com péssimas estradas, e muitas vezes não recebe a atenção ideal dos administradores, então nós temos que lutar pelo progresso da comunidade", explica Quinquinha.

Ainda segundo o vereador, Iguatemi em breve se tornará um pólo de minério de ferro na região, o que fortalece o propósito de emancipação. "Logo vamos ter uma mineradora de ferro, que no momento passa pela fase de pesquisa, mas que no futuro será explorada e beneficiará toda a comunidade. Conto muito com o povo de livramento, que vai votar sim na emancipação de nossa querida iguatemi", finaliza Quinquinha.

A votação estava marcada para terça-feira (14), mas no incio da noite o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB – RN), anunciou o adiamento da pauta para quarta-feira (15) devido a tensão que foi estabelecida durante a votação da MP dos Portos. Porém, a votação da medida avançou pela noite, tendo sido suspensa por volta das volta das 4h. Agora a votação da proposta que regulamenta o processo de criação de novos municípios esta marcada para terça-feira (28), pois nesta terça (21) o presidente da câmara Henrique Alves teve que sair do brasil em uma missão oficial.

Os petista no fundo da foto: Vereador Quinquina de Amoreira, Zé Ribeiro e Marcos Pessoa (14 de maio em Brasília).

 
Marcos Pessoa (PT) no canto acompanhando o andamento da votação, terça-feira (14).

Um comentário:

Martinho Silva disse...

Sou de Iguatemi e moro há treze anos em São Paulo e quase com frequência eu vou visitar meus pais (Sr. Ozino e Dna. Maria). É inquestionável que houve uma mudança nessas regiões, do governo Lula para cá, porém o retrocesso das grandes metrópoles como São Paulo que eu escolhi para morar.Agora querer a emancipação de um distrito do dia para, é muita ilusão... isso sem querer ser pessimista é claro.
Porque a PLC 416/2008, visa exatamente essa cautela de querer emancipar "tudo"... Mas boa sorte para o povo de Iguatemi.